Cine Clube Social
24 de março de 2022
parallax background

Cine Instrumental


A magia do cinema encanta o público desde o fim do século 19 e as suas primeiras projeções, quando ainda estávamos na era do cinema mudo. Com o objetivo de proporcionar essa experiência a novos públicos, o projeto Cine Instrumental celebra o centenário do filme O Garoto, primeiro longa de Charles Chaplin, com sessões acompanhadas de uma releitura da trilha sonora, executada pela Orquestra Escola Criarte.

O projeto será realizado em cinco cidades mineiras ao longo do mês de junho. Além das sessões de cinema, serão realizadas oficinas de audiovisual em cada cidade. Todas as atividades são gratuitas.

A estreia será nesta sexta-feira (10), no Cine Teatro Popular, na região de Justinópolis, em Ribeirão das Neves. Já no domingo (12), a projeção será na Cidade dos Meninos, na região central da cidade. Na sequência, o projeto parte para o interior do estado, com sessões ao ar livre, passando por Timóteo (19), Curvelo (24), Brasilândia de Minas (25) e Lagoa Grande (26).

O Garoto – o primeiro longa daquele que viria a ser o rei do cinema mudo, é inspirado na própria infância de Charles Chaplin. Um bebê abandonado numa limusine e, após o roubo do carro, vai parar numa lata de lixo. É encontrado por Carlitos, que passa a cuidar dele, virando seu pai. Após alguns anos, a mãe arrependida tenta resgatar seu filho. O longa, desde sua estreia, em 6 de fevereiro de 1921, é sucesso mundial. O filme já trazia um Chaplin com chapéu coco, bengala e seu bigode marcante. Além de ator e diretor do filme, Charles Chaplin também compôs sua trilha sonora original.

O áudio dessa trilha marcante será feito, ao vivo, por alunos e professores da Orquestra Escola Criarte, que acompanhará cada sessão. Há 20 anos, a ONG transforma a vida de jovens e adultos através da arte, oferecendo oportunidade à população de aprender música com foco em instrumentos de orquestra.

Oficinas – em cada cidade, será realizada uma oficina de Introdução ao Audiovisual, que abordará aspectos que vão desde a pré-produção, realização de produtos audiovisuais e análise de trabalhos. As oficinas são gratuitas, com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas através das prefeituras de cada cidade.

Respeitando os protocolos de saúde pública vigentes em função da pandemia da Covid-19, haverá distribuição de álcool em gel e com distanciamento entre as cadeiras para o público presente.

O Cine Instrumental e uma ação do Coletivo Noite de Cinema, que realiza ações de audiovisual nas periferias da região metropolitana e estado de Minas Gerais. Ao longo dos últimos dez anos, foram mais de 40 mil expectadores em sessões e ações realizadas pelo Coletivo. O projeto é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da Vallourec e apoio das prefeituras e instituições locais.

Serviço

Projeto Cine Instrumental – Exibição do filme O Garoto

10/06 – Ribeirão das Neves
19h – Cine Teatro Popular (Atalaia – Justinópolis)
12/06 – Ribeirão das Neves
19h – Cidade dos Meninos (Centro)
19/06 – Timóteo
19h – Praça 1º de Maio (Centro)
24/06 – Curvelo (distrito Tomás Gonzaga)
19h – Praça da Igreja
25/06 – Brasilândia de Minas
19h – Praça de Eventos
26/06 – Lagoa Grande
19h – Praça Central